A transformação digital no combate ao crime

A adoção de transformação digital é o processo de inovação, não apenas por meio da tecnologia, mas também pela mudança no pensamento e da cultura empresarial. Esta evolução tecnológica, trata-se de um projeto a longo prazo e contínuo, mas que permitirá às organizações alcançar os objetivos no que ao combate do crime financeiro diz respeito.

Segundo o relatório de Tendência de Digital Business 2022 (LLYC) a transformação digital de empresas identifica 10 aspetos que a breve trecho assistiremos a grandes disrupções: inteligência artificial (no processamento de linguagem, reconhecimento de imagens e áudio); democratização dos dados em cultura data-driven; novas formas de informação sem cookies; metaverso e dispositivos de realidade aumentada; aposta na computação quântica; públicos fluídos (sem segmentações por idade ou género para analise por comportamento); arquitetura multi cloud; marketing inclusivo; formação corporativa personalizada a cada colaborador através de IA; mudanças culturais e estratégicas profundas em sistemas alternativos offline (exemplo plano de contingência offline consistente no ataque à empresa Vodafone);

Assim, a transformação digital contribui para a construção de uma rede eficiente e sustentável, com maior capacidade de produção, melhores processos e resultados cada vez mais amplos e é também considerada como um princípio fundamental de combate ao crime financeiro. Existe um forte apelo de clientes, reguladores, acionistas e sociedade em geral para que os líderes empresariais e conselhos de administração procurem de forma proativa estratégias eficazes para proteger as suas organizações de crimes financeiros, tanto de perda monetária como de perda reputacional. Não existe uma definição única de crime digital, crime informático ou financeiro. Lavagem de dinheiro, suborno, corrupção, crimes cibernéticos, manipulação de receitas de atos ilícitos, abuso nos mercados financeiros e fraude contábil e fiscal são considerados crimes financeiros. A lista é interminável e está em constante mutação.

A adoção de transformação digital com aplicação ao combate do crime informático é feita não só através da implementação de tecnologia, mas também pela mudança no pensamento, atitudes e da cultura empresarial. Na APSIN acreditamos que a adoção de tecnologia no combate ao crime informático, na adoção de medidas de proteção e segurança dos dados é imprescindível. Por isso, continuamos a ajudar e aconselhar os nossos clientes na forma de proteger os seus dados e investir em servidores ou cloud protegidas, navegação segura e uma arquitetura de permissões internas bem enquadrada com valores de integridade, transparência e sofisticação para combater este tipo de crime que se encontra em ascensão por todo o mundo.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *