internacionalizar

SICE – Internacionalização das PME – Operações Individuais

Promover a orientação exportadora das PME, através da aposta na qualificação, digitalização e internacionalização dos modelos de negócio e da oferta produtiva, apoiando estratégias de negócio mais avançadas, que aumentem a capacidade de integração em cadeias de valor globais.

  • Conhecimento, prospeção e presença em mercados externos;
  • Marketing internacional;
  • Presença online e e-commerce;
  • Criação e promoção internacional de marcas;
  • Inovação organizacional relacionada com as práticas comerciais ou relações externas;
  • Qualidade e certificação específica para os mercados externos.

Entidades elegíveis:

  • Inseridos em atividades económicas que visam a produção de bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis com relevante criação de valor económico ou contribuam para um melhor posicionamento na cadeia de valor dos mesmos e não digam respeito a serviços de interesse económico geral. Excluem-se as atividades:
    • Financeiras e de seguros – divisões 64 a 66;
    • Defesa – subclasses 25402, 30400 e 84220;
    • Lotarias e outros jogos de aposta – divisão 92;
    • E devido a restrições europeias são também excluídos:
      • Setor da pesca e da aquicultura;
      • Setor da produção agrícola primária;
      • Setores siderúrgico, da lenhite, do carvão, dos transportes e das infraestruturas conexas, da produção, armazenamento, transporte, distribuição e infraestruturas energéticas;
  • Demonstrar o cumprimento do efeito de incentivo;
  • Demonstrar, mediante declaração subscrita pelo beneficiário, não ter obtido financiamento por qualquer outro tipo de instrumento, ou, quando incluir atividades apoiadas por outros instrumentos, evidenciar a inexistência de sobreposição de financiamentos, permitindo identificar a necessária segregação desses custos;
  • Apresentar sustentação por uma análise estratégica da empresa que identifique as áreas de competitividade críticas e que fundamente as opções de investimento consideradas;
  • Não incluir as mesmas ações em operações distintas;

Financiamento – Taxa máxima cofinanciamento de 50%

Valor do investimento – O valor de investimento elegível mínimo por projeto será de 25.000 euros e o montante máximo de apoio ascende a 500.000 euros.

Investimentos elegíveis:

  • Presença em feiras internacionais;
  • Visitas de prospeção comercial aos mercados externos destinadas à captação de novos clientes
  • Consultoria especializada no domínio da internacionalização (ex: estudos de mercado);
  • Campanhas de marketing internacional;
  • Custos salariais com a contratação de novos quadros técnicos (com nível de qualificação igual ou superior a 6) ou para o desenvolvimento do projeto;
  • Certificação da qualidade que contribua para o reforço da competitividade em mercados externos;
  • Economia digital;
  • Custos com a conceção e registo associados à criação de novas marcas e coleções.

Critérios seleção:

  • Qualidade do Projeto;
  • Impacto do projeto na competitividade da empresa;
  • Contributo do projeto para a economia;
  • Contributo do projeto para a convergência regional.

Indicadores

  • De Realização:
    • N.º de mercados alvo, comunitários e terceiros, visados no projeto;
    • N.º de ações de prospeção e captação de novos clientes nos mercados externos;
    • N.º de presenças em feiras e certames internacionais.
  • De Resultado:
    • Intensidade das exportações no pós projeto.

Condições de acesso:

  • Autonomia Financeira mínima de 15% no pré-projeto;
  • Ter uma duração máxima de execução do projeto de 2 anos.
  • Isenção de dividas à SS e à AT

O aviso final do apoio está anunciado para o mês de março de 2024, é altura de preparar a sua candidatura.

Período de candidaturas:
De junho 2024 a agosto 2024

Gostava de saber mais sobre a aplicabilidade do apoio, deixe os seus dados? Nós contactamos!

.

DEIXE UM COMENTÁRIO

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *