Promover a orientação exportadora das PME, através da aposta na qualificação, digitalização e internacionalização dos modelos de negócio e da oferta produtiva, apoiando estratégias de negócio mais avançadas, que aumentem a capacidade de integração em cadeias de valor globais.
- Conhecimento, prospeção e presença em mercados externos;
- Marketing internacional;
- Presença online e e-commerce;
- Criação e promoção internacional de marcas;
- Inovação organizacional relacionada com as práticas comerciais ou relações externas;
- Qualidade e certificação específica para os mercados externos.
Entidades elegíveis:
- Inseridos em atividades económicas que visam a produção de bens e serviços transacionáveis e internacionalizáveis com relevante criação de valor económico ou contribuam para um melhor posicionamento na cadeia de valor dos mesmos e não digam respeito a serviços de interesse económico geral. Excluem-se as atividades:
- Financeiras e de seguros – divisões 64 a 66;
- Defesa – subclasses 25402, 30400 e 84220;
- Lotarias e outros jogos de aposta – divisão 92;
- E devido a restrições europeias são também excluídos:
- Setor da pesca e da aquicultura;
- Setor da produção agrícola primária;
- Setores siderúrgico, da lenhite, do carvão, dos transportes e das infraestruturas conexas, da produção, armazenamento, transporte, distribuição e infraestruturas energéticas;
- Demonstrar o cumprimento do efeito de incentivo;
- Demonstrar, mediante declaração subscrita pelo beneficiário, não ter obtido financiamento por qualquer outro tipo de instrumento, ou, quando incluir atividades apoiadas por outros instrumentos, evidenciar a inexistência de sobreposição de financiamentos, permitindo identificar a necessária segregação desses custos;
- Apresentar sustentação por uma análise estratégica da empresa que identifique as áreas de competitividade críticas e que fundamente as opções de investimento consideradas;
- Não incluir as mesmas ações em operações distintas;
Financiamento – Taxa máxima cofinanciamento de 50%
Valor do investimento – O valor de investimento elegível mínimo por projeto será de 25.000 euros e o montante máximo de apoio ascende a 500.000 euros.
Investimentos elegíveis:
- Presença em feiras internacionais;
- Visitas de prospeção comercial aos mercados externos destinadas à captação de novos clientes
- Consultoria especializada no domínio da internacionalização (ex: estudos de mercado);
- Campanhas de marketing internacional;
- Custos salariais com a contratação de novos quadros técnicos (com nível de qualificação igual ou superior a 6) ou para o desenvolvimento do projeto;
- Certificação da qualidade que contribua para o reforço da competitividade em mercados externos;
- Economia digital;
- Custos com a conceção e registo associados à criação de novas marcas e coleções.
Critérios seleção:
- Qualidade do Projeto;
- Impacto do projeto na competitividade da empresa;
- Contributo do projeto para a economia;
- Contributo do projeto para a convergência regional.
Indicadores
- De Realização:
- N.º de mercados alvo, comunitários e terceiros, visados no projeto;
- N.º de ações de prospeção e captação de novos clientes nos mercados externos;
- N.º de presenças em feiras e certames internacionais.
- De Resultado:
- Intensidade das exportações no pós projeto.
Condições de acesso:
- Autonomia Financeira mínima de 15% no pré-projeto;
- Ter uma duração máxima de execução do projeto de 2 anos.
- Isenção de dividas à SS e à AT
O aviso final do apoio está anunciado para o mês de março de 2024, é altura de preparar a sua candidatura.
Período de candidaturas:
De junho 2024 a agosto 2024
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