Estão abertas as candidaturas ao Programa Transformar Turismo, que conta com uma dotação de 20 milhões de euros para apostar na criação de um turismo cada vez mais sustentável, responsável e inteligente, através do desenvolvimento de produtos, serviços e negócios inovadores que qualifiquem o território e comportem, para além de vantagens competitivas para as organizações, benefícios sociais tangíveis e impacto positivo no meio ambiente.
As duas linhas de apoio incluídas no Programa – Territórios Inteligentes e Regenerar Territórios – destinam-se às entidades públicas e privadas do setor, preferencialmente agrupadas em projetos conjuntos, de rede ou em Estratégias de Eficiência Coletiva.
Com uma dotação global de 20 milhões de euros, o programa aplica-se a todo o território nacional, sendo os projetos e iniciativas suscetíveis de apoio definidos em duas linhas de financiamento.
_ Linha Territórios Inteligentes, com uma dotação de 4 milhões de euros
_ Linha Regenerar Territórios, com uma dotação de 16 milhões de euros
A Linha Territórios Inteligentes visa o incentivo ao desenvolvimento de projetos que impulsionem a digitalização dos territórios e que, por essa via, consigam assegurar um quadro mais sustentável para o desenvolvimento da atividade turística e para a geração de valor. São enquadráveis os projetos que contribuam para os objetivos do Programa Transformar Turismo e suportados que estejam nas mais modernas tecnologias e em aceleradores de inovação, tais como: Internet of Things, inteligência artificial, impressão 3D, novas interfaces humanas e digitais, robótica e blockchain.
O apoio financeiro corresponde a 30% do valor das despesas elegíveis do projeto, podendo acrescer as seguintes majorações:
- a) 20% – No caso de projetos a implementar em Territórios de baixa densidade e projetos transfronteiriços;
- b) 20% – No caso de projetos que se integrem em estratégias de eficiência coletiva.
O apoio a conceder é atribuído sob a forma de subvenção não reembolsável
O limite máximo do apoio é de € 150.000 por projeto ou por cada entidade, se, neste último caso, se tratar de uma candidatura conjunta
A Linha Regenerar Territórios, visa o apoio à criação de projetos baseados em modelos de desenvolvimento sustentável assentes na criatividade e na inovação. Que reforcem a especialização e atratividade turística dos territórios, assegurem ganhos de massa crítica regional, propiciem uma experiência global para visitantes e residentes, e que sejam capazes de gerar valor de forma sustentada.
O apoio financeiro corresponde a 30% do valor das despesas elegíveis do projeto, ao qual
poderão acrescer as seguintes majorações:
a) 20% – No caso de projetos a implementar em Territórios de baixa densidade e projetos transfronteiriços;
b) 20% – No caso projetos que se integrem em estratégias de eficiência coletiva.
O apoio financeiro tem a seguinte composição:
a) Natureza mista, no caso de empresas, sendo 50% a título reembolsável, sem juros e 50% a título não reembolsável;
b) Totalmente não reembolsável no caso das demais entidades.