A consolidação de uma marca, especialmente no mercado digital, tem como fator chave a identidade visual. A capacidade da marca ser reconhecida em todos os momentos de contacto com o cliente apenas é tangível com uma estratégia consistente e coerente a nível visual e gráfico.
A identidade representa o conjunto de valores da empresa, a visão da empresa do mundo e a postura que adota nas mais variadas situações. Pode ser divida em componente tangível, o visual e palpável e o intangível, os seus valores e posicionamento.
Apenas uma identidade sólida e consistente permite à empresa construir relações duradoras com o seu público-alvo. Para que a marca seja reconhecida pela sua identidade visual e assim estar mais presente na memória dos seus consumidores é necessário construir e usar consistentemente um manual de marca. Hoje apresentamos os elementos essenciais que deve definir:
- História: identificar – e não criar – as motivações fundamentais da marca.
- Logótipo: símbolo criado ou adotado que representa visualmente os valores da empresa. O logótipo deve ser simples e claro para que a mensagem seja facilmente compreendida pelo receptor.
- Esquema de cores: as cores e os tons que serão usados em todos os materiais da empresa, sejam gráficos, no online ou na estrutura física do negócio.
- Símbolos e elementos gráficos: recursos visuais e de design que vão representar a mensagem que a empresa quer transmitir.
- Lettering: tipo de letra a usar (importante verificar se funciona no online e no offline)
- Linguagem: define o tom e o tipo de linguagem a ser usada por todos os intervenientes em todos os momentos da empresa.
- Público-alvo: a identidade de uma empresa deve ter em consideração o seu público-alvo de forma a adaptar a mensagem ao receptor.
Ter um manual de marca definido é essencial para agilizar processos de marketing digital. Este conjunto de normas e orientações são fundamentais para uma produção de conteúdo descomplicada, consistente e coerente. Outra vantagem a longo prazo é a construção de uma marca que será facilmente reconhecida apenas pelo seu logo ou esquema de cores. A última vantagem que enumeramos é a rentabilidade de tempo para o gestor de redes sociais – com o manual este passa a ter uma orientação palpável que agiliza o processo.
A sua empresa já possui manual de marca?